terça-feira, 8 de novembro de 2011

Futuro para os jovens na Construção Civil - Matéria do Diário Gaúcho 08/11/2011

LinK: http://wp.clicrbs.com.br/trabalhador/2011/11/08/futuro-para-os-jovens/?topo=52,1,1,,186,e186
Futuro para os jovens

Aprender um ofício da construção civil é garantia de emprego em tempos de mão de obra escassa. Para qualificar-se de graça, aproveite curso oferecido pelo Senai.
Aprender uma profissão é muito importante, ainda mais quando ela representa entrar em um mercado  que, em 2010, atingiu a maior taxa de expansão dos últimos 15 anos: 8,7% – estamos falando da construção civil. Mas, melhor do que isso é entender o que é ser um cidadão e ser orientado sobre como concorrer a um emprego, com boas chances, não somente técnicas, de conquistá-lo.
É isso tudo que oferece, sem custo algum para o aluno, a Escola Profissional da Construção Civil (EPCC), em Porto Alegre. A parceria entre o Senai e os sindicatos dos trabalhadores (Sticc) e patronal (Sinduscon) da construção civil do Estado trabalha com empresas interessadas nessa mão de obra, que investem no aprendizado de jovens. Enquanto participam das aulas, ele recebem meio salário mínimo (R$ 272,50) por mês e vale-transporte.
E as inscrições para a próxima turma estão abertas, mas os interessados devem se apressar: elas se encerram na sexta-feira. Para concorrer, confira os pré-requisitos no quadro ao lado. O curso oferecido é Pedreiro de Edificações e, segundo o coordenador da EPCC, Jorge Gaspar, a característica desse profissional é ser multifunções:
– Um pedreiro de obras sabe somente sobre alvenaria e revestimentos, enquanto o de edificações aprende também carpintaria, armação de ferragens e instalações (elétricas, hidráulicas, de telefonia e de informática). Ele tem uma visão maior da área.
Buscando uma formação para o futuro, a aluna Evelin Oprach, 19 anos, de Guaíba, está somando conhecimento nas aulas à tarde, na EPCC. Pela manhã, ela trabalha e, à noite, cursa o superior em Arquitetura. É uma correria, mas ela sabe que ter conhecimento é fundamental para crescer.
Fique por dentro
l As inscrições devem ser feitas na Rua Doutor João Inácio, 218, Bairro Navegantes, em Porto Alegre.
l O horário de atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h, de segunda a sexta-feira.

Documentos necessários

l Cópia da carteira de identidade, do CPF, da carteira de trabalho, do comprovante de residência com CEP e, ainda, do RG e do CPF da mãe ou do pai, se o candidato tiver menos de 18 anos, e atestado escolar.
Pré-requisitos
l Estar cursando no mínimo a sexta série do ensino fundamental.
l Ter 16 anos e meio completos até o início do curso (para poder começar a trabalhar ao concluí-lo, com 18 anos).

Condições oferecidas

l Ensino profissionalizante gratuito na área da construção civil
l Transporte em Porto Alegre
l Almoço
l Bolsa auxílio
l Material escolar
l Atendimento médico, odontológico e psicológico
Mais informações
l Telefone: 3362-6630